Cartela de Cores – A chatice das Consultoras de imagem

Hoje o post é polêmico e falar sobre isso é ter inimizades com consultoras de imagem

Vamos ter um papo sério sobre cada pessoa ter uma cartela de cores, caso você não saiba o que é isso, irei te explicar.

Quando você passa por uma Consultoria de Imagem você irá aprender o que dá certo para você como formato do seu rosto, cortes de cabelo que combinam, roupas adequadas ao seu biotipo e análise de cores para saber quais realçam mais a sua beleza

E para descobrir a sua coloração pessoal tem todo um passo a passo onde você não pode usar maquiagem e precisa prender todo o cabelo, terá que cobrir todo o cabelo quanto abaixo do pescoço analisando somente o seu rosto.

Quando iniciei meus estudos na consultoria fiquei muito feliz, pois eu queria muito descobrir quais eram minhas cores e no dia que descobri confesso que fiquei muito chateada, não tinha nada haver com as cores que eu gosto. 

É claro que você pode usar as cores que você ama, porém, como peças da parte de baixo, ou seja, longe do seu rosto, pois elas te deixaram fora de harmonia e essas cores podem aparentar mais ainda suas olheiras e te deixando com uma aparência de cansaço.

Eu achei isso um porre, já que achei a análise um tédio, eles cobrem tudo até o seu cabelo para conseguir enxergar a cor que favorece você. E nesse caso precisa ser uma excelente Consultora de Imagem, pois para perceber é complicado.

Pensa comigo se você coloca uma cor que você ama, uma roupa que você acha linda, que tem um excelente caimento, como não vai ficar bonito? sua autoestima vai está tão elevada que vai ficar lindo

O mundo já é muito chato e delimitar cores que você ama me deixa com uma sensação de tédio total

O teste é realizado em você sem maquiagem e o cabelo todo para trás é claro que você vai ficar bem esquisita (estou sendo educada para não dizer bem feia). Sem maquiagem, realmente tem cores que não vão te favorecer, então é só usar maquiagem que qualquer cor irá te deixar linda, simples assim e quando eu falo sobre maquiagem é usar um corretivo, uma base ou até um BB cream, algum produto que irá camuflar suas olheiras e hidratar seus rosto.

O teste sobre quente ou frio para uso de acessórios prata ou dourado é ótimo pois esse realmente indica a temperatura da sua pele e como irá iluminar o seu rosto, mas se levar ao pé da letra acaba ficando chato, eu achei uma corrente linda prata e não quis comprar porque não combinava comigo, mas depois eu pensei é simples quando for usar a cor que não te favorece use maquiagem (no mínimo base ou pó)

A única coisa que eu concordo é sobre analisar a cor ideal para cabelo e realmente isso transforma a pessoa, tem cores que vão realçar muito o seu rosto e outras nem tanto.

Lembrando que esse post é a minha opinião, mas se você é Consultora, Personal Stylist ou passou por uma consultoria e está feliz, ótimo para você, continua usando sua cartela de cores se assim te faz feliz.

E se você pensa diferente por favor, post suas ideias nos comentários, será um prazer ler opiniões diferentes, pois eu evoluo e aprendo mais.

Obs. Respeito muito o estudos sobre Colorimetria, Visagismo e Consultoras de Imagem, e só escrevi de acordo com a minha opinião, um sentimento que eu tive ao realizar a análise.

 

  • Comments ( 21 )

  • avatar
    Carol

    OI pri, tudo bem?
    Entrei no seu blig por acaso e fiquei super triste com a sua experiencia! Sou consultora De imagem e nao faÇo nada disso nas minhas consultorias, pois concordo com você quando diz que Não tem como fIcarmos feias se a nossa autoestima estiver lá em cima! Por isso meu mÉtodo chama-se de dentro pra fora, onde buscaMos as nossas Referências em nós mesmas, sem se importar com cor, tipo de corpo, mas com quem somos e nossa historia!
    Nem todas aS consultorias de imaGem são coMo a que você fez, pode acreditar!

    Bjsss

    • avatar
      Priscila Lira

      Oieee muito obrigada por deixar sua opinião. Pelo que entendi você usa outro método? Como funciona? Quero saber mais sobre esse método.. deixa seu Instagram. Bjoo

  • avatar
    Regiane

    Adorei a sua abordagem. Já ensaiei várias vezes fazer consultoria mas não consigo me imaginar engessada com uma cartela de cores. Por exemplo sei que tenho um tom de pele quente e que pela consultoria de imagem o que favorece é acessórios dourados. Só que me identifico com a prata. Raramente uso dourado…me sinto mais velha. Vai entender rsrsrsr.
    Beijos

  • avatar
    Regiane

    Adorei a sua abordagem. Já ensaiei várias vezes fazer consultoria mas não consigo me imaginar engessada com uma cartela de cores. Por exemplo sei que tenho um tom de pele quente e que pela consultoria de imagem o que favorece é acessórios dourados. Só que me identifico com a prata. Raramente uso dourado…me sinto mais velha. Vai entender rsrsrsr.
    Beijos

    • avatar
      Priscila Lira

      Oieee Regiane, tudo bem?
      Cartela de cores deixa a gente travada e bate aquela insegurança será que vou conseguir? Nesse caso é somente treinando o olhar mesmo.
      Eu não me adaptei muito bem, e fiquei frustrada de ter que usar somente aquelas cores, por isso não passo para as minhas clientes…. o Foco das minhas Consultorias é a liberdade de escolher o que quer usar, sem regras, somente o que te faz feliz.

  • avatar
    carol barbosa

    Oi Pri, tudo bem?
    Primeiro queria te dizer que sinto muito! sinto muito pela péssima experiência que você teve, pela forma que a consultora te abordou e quero que saiba, a consultoria não é isso!
    Você está super certa quando disse que não tem como ficarmos feia se estivermos com a nossa autoestima elevada, não tem como estarmos feia se estivermos vestidas de nós mesmo!

    A coloração pessoal é apenas uma ferramenta que pode te auxiliar nesse processo, conhecer nossa cartela não vai nos limitar, mas vai aumentar nossos horizontes com as cores! acredite em mim, eu não uso apenas minha cartela, pelo contrário, uso e abuso perto e longe do meu rosto!

    COnhecimento é poder e depois que eu descobri minha cartela eu tive mais poder em saber quem eu sou e valorizar mais ainda o que já de belo em mim!

    amo uma frase da coco chanel que diz assim: “a melhor com do mundo é aquela que fica bem em vocÊ!” e eu completo dizendo: é a cor que você ama, seja ela dentro ou fora da sua cartela!

    eu uso o método de coloração nas minhas clientes, mas sempre deixo muito claro que não é pra ela se prender naquela cartela!

    espero que você possa mudar dessa impressão com a consultoria!

    Bjs

  • avatar
    andressa

    Nao concordo com algumas coisas. A Boa consUltora vai fazer questao de dizer que a cartela é uma Orientação e nao uma corrente pra te prender… Segundo que falar que “se fica feia com cabelo preso e sem maquiagem” é uma inverdade tremenda de quem ainda nao aprendeu a ver beleza além do rosto bem maquiado e cabelo feito…

    • avatar
      Priscila Lira

      Oiee Andressa, muito obrigada pelo comentário e compreendi o que você pensa

  • avatar
    sandra cristina

    Oi
    Fiz recentemente minha análise de colorimetria, concordo que nao devemos ficar limitadas, mas acho que conhecimento não limita, pelo contrário, liberta… seja ele qual for, pense bem se vc não conhecesse suas cores como saberia que usando uma maquiagem vai disfarçar a que não lhe favorece? acho que naturalmente escolhemos as cores que mais nos favorece (meu caso) pode ter sido diferente pra vc, mas não acredito que não tenha uma razão pra isso… ademais acredito que traz a liberdade de escolher ou não vestir com o que seria o mais apropriado… mas qdo vc optar por fazer o teste, de certa forma vc já está seguindo um padrão, cabe a vc dicidir o que abandonar ou adotar…

    • avatar
      Priscila Lira

      Oieee, muito obrigada pelo seu comentário e sua opinião.

  • avatar
    maria

    Oi, Pri!! fiz o curso para aplicar o teste de coloração pessoal e por tudo que aprendi te digo: nada na análise de cor é para limitar você. é para você se conhecer e saber o que te valoriza e o que não valoriza tanto, e assim poder contornar o efeito negativo que a cor pode trazer. digo em efeito físico. o teste é bom até mesmo pra orientar na hora de escolher as maquiagens, como vc mesma disse, essas podem nos ajudar demais na hora de esconder os efeitos negativos de uma cor. mas para saber se seus tons de make vão ser frios ou quentes, intensos ou suaves, escuros ou claros, é muito válido faer o teste. outro detalhe: as cores tem um efeito físico e um efeito psicólogico. assim como vc disse, vestir uma cor que vc ama, mesmo não estando em sua cartela, pode fazer um bem danado pra sua autoestima. e de jeito nenhum uma consultora deve tentar impedir isso! na verdade nós devemos explicar e incentivar o uso daquilo que faz bem pra cliente. talvez a abordagem de algumas consultoras tem sido equivocada e muito engessada. a cartela é um guia, não uma ordem a ser seguida! sempre procuro deixar bem claro pras minhas clientes o quanto é importante entender isso, que a consultoria não está aí para vetar, e sim para mostrar novos caminhos!

    • avatar
      Priscila Lira

      Excelente, fico muito feliz em saber disso… Conhecimento sempre é valido e obrigada por registrar o seu aqui.

  • avatar
    Iara Luiza

    EntendO e concordo muito com você, e falo mais, Quando eu fiz mInha analise De coloração existia 3 ou 4 cartelas de cores, já perdi a conta de quantas são hoje. As pessoas ja nao querem analisar o caimento, corte, tecido, chegam na loja Eliminando peças lindas por nao fazer parte de suas cartelas, acabam saido de mãos vazias, cansadas te der Passador por varias lojas. AmO quando me elogiam com cores que nao estao na minha cartela, pq amo a maioria das corEs, e vai muito alem, sao os complementos do look, os acessorios, a combinacao entRe outras coisa que irao impactar no look. As pessoas nao sabem comprar, antes de escolher a cor, elas nao sabem harmonizar um look, dessa forma nao vai ser uma cartela que mais parece de tinta pra pintar a casa que ira resolver seu problema.

    • avatar
      Priscila Lira

      Olá Iara, muito obrigada por comentar e fico super feliz em saber sua opinião. Eu acredito na liberdade de escolha, ou seja, de poder escolher as cores sem julgamentos, escolher cores que você ama, vestir peças que faz você se sentir bem, linda e poderosa ao se olhar no espelho, esse é o caminho para uma excelente consultoria.
      Essas regras de consultoria são um norte para te ajudar, não quer dizer que precisa seguir ao pé da letra.

    • avatar
      Priscila Lira

      Olá Iara, tudo bem? Desculpe a demora para responder, fiquei um tempo afastada do blog.
      Super concordo com você… Amo escolher as cores que eu desejo usar, isso significa liberdade.
      Você não é a primeira a falar sobre isso, muitas lojistas estão informando que as clientes estão tendo essa dificuldade em comprar, ficar presa a regras é um grande retrocesso.

  • avatar
    Thais

    Fiz a minha análise RECENTEMENTE, e vou ser muito sincera com você: amei minhas cores e só amei pq saiu às cores que eu amo. Fiz a análise torcendo muito pra não dá cores quentes pq detesto laranja e marrom. Graças a Deus, deu Inverno puro. Talvez eu ficaria chateada se desse outono ou primavera, mas fiz a análise para tirar essa dúvida mesmo. E hj, posso usar outras cores frias que eu jamais pensei em usar. Porém, se fosse quente, simplesmente usaria somente as jóias.

    • avatar
      Priscila Lira

      Oieee nossa que legal… fico feliz com o seu comentário. Quando sai as cores que ama é realmente maravilhoso. Aproveite suas cores, mas não leve muito a pé da letra, tente usar outras também.

      Bjoooo

    • avatar
      Priscila Lira

      Oiee Thais, tudo bem?

      Que ótimooo, nesse caso, deu super certo para você!
      Fico feliz em saber, todas tem uma experiência diferente sobre as cartelas de cores S2

  • avatar
    Ysa

    Fiz minha análise recentemente e amei! E na intuição eu já usava metade de minha cartela. Na verdade não é para nos limitar, pelo contrário, eu amei ter um guia pra me ajudar a harmonizar. Sou designer gráfico e amo cor, brincar com cores, harmonizar cores, mas não sou de fazer muito isso em roupa, então a cartela é um ponto de partida pra eu começar a fazer coisas fora da minha zona de conforto, algo que to querendo há um tempo.
    Respeito a maneira que voce se sente, mas acho que absorveu com um pouco de equivoco. Claro que voce pode usar o que quiser, eu mesma amo cores quentes e minha cartela é fria. vou continuar usando as cores que gosto apenas ajustando o tom e subtom pra me favorecer, só isso.
    Não é limite, é guia e inspiração, apenas isso.
    E muitas cores que nao tem na minha cartela eu ja tinha notado que nao me favorecia tanto, que parecia ter algo estranho so nao sabia porque.

    • avatar
      Priscila Lira

      Olá Ysa tudo bem?

      Fico feliz que a paleta de cores te ajuda e que no momento é mais um guia do que uma limitação, dessa forma, acredito que irá te ajudar bastante.
      Você como designer gráfico deve entender bem melhor sobre as cores e assim será bem mais fácil para usar a sua cartela de cores

      Muito obrigada por comentar S2

  • avatar
    luciana

    Já pensou que a pessoa que fez o seu teste pode ter errado? Sua cartela tem a ver com a sua paisagem natural e intuitivamente nós já compramos e gostamos de coisas que nos favorecem. você odiar sua cartela acho impossivel se ela estiver correta. no mais a consultoria é autoconhecimento, não deve ser usada para te limitar.
    sou mentora de imagem e estilo e nas minhas aulas que ministro para outras consultoras, faço questão de treinar muito o olhar delas para desenvolver um diagnóstico assertivbo.
    Meu insta @luconsultoradeimagem

  • Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

TOP