Oieee, tudo bem?
Vamos conversar sobre o Minimalismo e como ele pode mudar a sua vida.
Toda vez que ouvia sobre esse conceito, eu já ignorava o assunto e detestava essa maneira de pensar.
Acreditava que era ter poucas roupas e todas iguais, enfim, um armário capsula bem resumido em tons neutros, principalmente de preto e cinza.
Portanto, percebi que me ensinaram de forma equivocada o termo Minimalismo, felizmente, lendo livros e estudando mais sobre o assunto, entendi que minimalismo vai muito além disso.
O que eu aprendi sobre Minimalismo
Fomos ensinados a comprar muito sem pensar e apenas satisfazer aquele momento de desejo para adquirir algo e dessa forma nos tornamos consumistas com coisas que nem precisamos e muito menos usamos.
E diferente desse modo de pensar, criou-se o conceito minimalismo que preza em adotar um estilo de vida mais prático e fácil, de ter somente o que te faz feliz, o que você realmente usa e precisa.
Minimalismo é muito importante para todos nós e seguir esse conceito é aceitar viver de modo mais simples e com desapego a bens materiais, é ter o essencial, o que verdadeiramente te faz feliz.
A ideia não é ter pouco, mas sim, o que de fato você irá usar.
Minimalismo no seu guarda-roupa
Minimalismo dentro do guarda-roupas é ter apenas o que você gosta sem ser influenciada pela indústria da moda, é ter um guarda-roupa que segue sua rotina e seu estilo de vida.
Minimalismo são mudanças que podem impactar na vida de quem o segue, que será o de simplicidade e praticidade
Não é ter menos, ou ter que se desfazer do que gosta, mas sim, independente da quantidade, é ter o que gosta e o que realmente usa, é abrir o guarda-roupa somente com suas peças favoritas, o seu clube de peças selecionadas, prontas para usar a qualquer momento
Imagina ter um guarda-roupa que você ama todas peças, que todas te fazem feliz, que fazem se sentir bem e linda.
Esse pesamento é a chave para ter um guarda-roupa funcional.
O importante para você entender é que
O conceito é bem mais relevante que quantidade, mas sim focado em você está feliz com o que tem, é esquecer moda, tendência e seguir o estilo que você ama, é comprar o que vai usar, é doar peças que não te representam mais.
“Remover o que não é essencial ou funcional para priorizar o restante. Em outras palavras: livrar-se de tudo o que não faz você feliz ou enriquece sua vida para abrir espaço para o que importa.” (Rees Anuschka – livro The Cureted Closet)
Onde incluir esse conceito?
Há diversas formas de incluir esse conceito, pense em áreas que precise de simplicidade e praticidade e desenvolva esse termo.
Alguns exemplos:
Em decorações para casa por exemplo, será que precisa de tudo isso? Tem casa de amigos que a estante está lotada de itens desnecessários, cheios de pó, não tem espaço na casa de tantas coisas e o pior é que já não usam mais e ficam acumulando mais e mais coisas.
Livros que já não fazem mais sentido para você, por exemplo em casa, tem livro de gramática da 3ª série, eu me pergunto para quê? É mais fácil doar, alguém pode tirar mais proveito do que eu.
Há também um monte de esmaltes com cores que usei uma só vez e a gaveta está lotada deles, estão todos estragando.
Há o excesso de potes dentro do armário da cozinha, nem fecha de tantos potes do R$ 1,99, sem falar dos potes de sorvetes e margarinas hahah.
Se for para pensar sobre excesso, pense e reflita na infinidade de sapatos que você tem, será que precisa de todos, ou melhor, será que usa todos?
Tudo que está parado sem uso, vale a pena continuar guardando?
O importante é desapegar, não te faz bem deixar coisas guardadas achando que um dia irá usar, portanto se passou mais de 6 meses sem uso, as chances de você usar de novo serão mais difíceis.
Quando você doa de coração, recebe coisas novas, você abre o seu guarda-roupa para entrar peças novas.
Por que adotar esse conceito?
Porque irá facilitar muito a sua vida, aprenderá que não precisa de tantas coisas assim, compreender o que gosta e não ser mais influenciada.
É ótimo adotar esse conceito não somente para roupas, mas em tudo que for demais.
Faça o teste do desapego, sempre fico feliz de ver meu guarda-roupa vazio:
- Primeiro por que consigo ver tudo o que tem nele
- Segundo só permanece no guarda-roupa peças que realmente uso
- Terceiro ajudo alguém quando doo
- Quarto sempre começa a chegar peças novas, é incrível!
Todos deviriam conhecer e adotar esse estilo de vida, ter somente o que te faz feliz.
Dessa forma você não compra coisas que não irá usar, mas sim peças que vão ajudar você no dia a dia.
Outra forma de incluir o Minimalismo será em seus relacionamentos como amizades que não te fazem bem, locais que de alguma maneira te trazem péssimas lembranças, relacionamentos que te fazem sofrer, será que precisa disso?
Pense e reflita sobre esse conceito e como ele pode mudar sua vida.
[su_divider divider_color=”#e6b5c5″]
Então é isso, vem de minimalismo, simplifique sua vida começando pelo seu guarda-roupa para ser mais prático, rápido e somente o essencial para você.
Comments ( 0 )